Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conheça as principais novidades do Windows Phone 8


A Microsoft revelou neste mês (junho de 2012) o Windows Phone 8, a nova versão de seu sistema operacional para smartphones. Também conhecido como “Apollo”, o sistema só será visto em novos aparelhos a partir do fim de 2012, quando a empresa lançar a versão final do sistema junto com o Windows 8.
O TechTudo listou os novos recursos introduzidos no Windows Phone 8 para quem ainda não ficou sabendo das novidades. Confira:


Nova tela inicial


Windows Phone 9(Foto:Divulgação)

A primeira mudança que os usuários perceberão é uma nova tela inicial. Os “tiles”, aqueles quadrados que servem como atalhos e widgets de aplicativos, aparecerão em diversos formatos e em maior quantidade. Eles poderão ser editados em tamanho, cor e localização.
Essa é a única novidade que os atuais donos de Windows Phone receberão através da versão 7.8.

Windows Phone 8 é baseado no Windows 8
O Windows Phone 8 dividirá o mesmo kernel, sistema de arquivos, drivers e outros elementos do Windows 8. Ou seja, ele terá o mesmo “DNA” do sistema operacional da Microsoft para PCs, cuja oitava versão deve ser lançada ainda esse ano. A mudança, embora permita sua utilização em smartphones mais poderosos e integrados com o computador, acabou tornando-o incompatível com os atuais aparelhos. Até mesmo a recente linha Lumia, da Nokia, não receberá o WP8.
Por outro lado, agora os desenvolvedores de aplicativos e games serão capazes de criar seus produtos, por um mesmo código, tanto para smartphones quanto para computadores, aproveitando as vantagens de cada plataforma e até integrando ambas. Os interessados terão acesso em breve a novas ferramentas e um novo SDK baseado no Visual Studio 2012.


Aparelhos mais poderosos

WP8: mudanças no hardware(Foto: Divulgação)
A nova infraestrutura do Windows permitirá que fabricantes desenvolvam aparelhos com processadores de mais de um núcleo (dual-core, quad-core, etc). Além disso, três tipos de resolução de tela poderão ser usados, dependendo do aparelho: WVGA (800 x 480 15:9), WXGA (1280 x 768 15:9) e 720p (1280 x 720 16:9).

Suporte total a cartões microSD

Pela primeira vez, o Windows Phone terá suporte integral a cartões microSD removíveis. Até então, os poucos aparelhos com suporte a cartões SD não funcionavam muito bem, recusando alguns modelos e não permitindo que você o utilizasse em outros dispositivos. Com a nova versão, o cartão poderá ser usado para transferir músicas, fotos, vídeos e até mesmo para instalar aplicativos, como acontece no Android.



NFC

WP8, agora com NFC (Foto: Divulgação)
Visto inicialmente em aparelhos Android, a tecnologia NFC (Near Field Communication) também estará presente no Windows Phone 8. Esse é o nome dado ao chip que transforma o seu celular em uma espécie de cartão de crédito.
Com o uso de softwares e aparelhos compatíveis, é possível realizar pagamentos facilmente e sem a necessidade de um vendedor: basta “escanear” seu smartphone. Ele passa a funcionar de maneira bem parecida aos cartões de passagem em ônibus, metrô e outros tipos de transportes coletivos.
O NFC também permite transferir arquivos e conectar acessórios de forma mais eficiente e rápida que o bluetooth.

Wallet Hub

Nova Carteira, semelhante ao app Passbook da Apple (Foto: Divulgação)
Aproveitando-se da tecnologia NFC, a Microsoft adicionará uma espécie de carteira virtual chamada “Wallet Hub”. Ela funcionará de maneira semelhante ao Passbook, recurso a ser implementado no iOS 6 do iPhone e iPad. Ali ficarão reunidos todos os seus cartões de créditos, contas bancárias e de demais instituições financeiras. Por enquanto, ainda não foi revelado qualquer parceria com algum banco ou empresa nacional.
As compras dentro de apps e jogos também acontecerão através do Wallet Hub.


Internet Explorer 10



Você talvez não goste do navegador da Microsoft em seu computador, mas sua contraparte no Windows Phone sempre ganhou elogios e virá embutida no Windows Phone 8. A décima versão do Internet Explorer está sendo desenvolvida para funcionar tanto em PCs como no Windows Phone, aproveitando os recursos exclusivos de cada plataforma.
A décima versão trará alguns aprimoramentos em segurança, como um filtro contra phishing e um sistema de alerta contra sites malicioso, o SmartScreen URL, já visto no IE 9 para computador. Há ainda uma expectativa de que ele traga uma maior integração com o IE do PC e até mesmo com o IE do Xbox 360, também em desenvolvimento.


Skype mais integrado


Adquirido no ano passado pela Microsoft, o Skype, assim como outros sistemas de VOIP, estarão ainda mais integrados no Windows Phone 8. O sistema operacional contará com uma infraestrutura que dá suporte a essas ferramentas em diversas funções do smartphone. Isso significa, por exemplo, que eles se integrarão a apps até então conectados apenas ao discador comum, como o Hub Contatos (a agenda do WP).


Suporte a antigos aplicativos


Apesar da mudança na infraestrutura do Windows Phone, a nova versão terá suporte aos mais de 100 mil aplicativos e jogos já disponíveis no Marketplace. O contrário, no entanto, não acontecerá: os novos apps desenvolvidos para o Windows Phone 8 não funcionarão no Mango e outras versões mais antigas do sistema operacional.


Nokia Mapas




Nokia Mapas substituirá o Bing Mapas no WP8 (Foto: Divulgação)


A Microsoft abandonou o Bing Maps para introduzir o sistema de mapas da Nokia. Antes exclusivo aos aparelhos da fabricante, ele estará embutido em qualquer Windows Phone 8, inclusive aqueles lançados por concorrentes da empresa finlandesa. Diferentemente do Bing, o Nokia Mapas permite que você visualize mapas offline e traz informações mais detalhadas. O serviço de GPS com navegação ponto a ponto Nokia Dirigir também estará presente na nova versão.

SkyDrive


O serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft estará ainda mais integrado ao Windows Phone, permitindo que você o utilize para guardar e abrir arquivos de música, fotos ou vídeos. Dessa forma, você poderá acessar esses arquivos em seu PC, Xbox 360 ou smartphone, sem que precise se incomodar fazendo transferência de arquivos.


Data Smart


O Windows Phone 8 fará o máximo possível para que você não gaste sua franquia de internet 3G/4G. Ele dará preferência ao uso do Wi-Fi automaticamente e limitará o uso de dados no IE 10 e demais aplicativos graças a um serviço de proxy na nuvem – semelhantemente ao que a Amazon faz com o navegador do Kindle Fire. Segundo a Microsoft, esse recurso pode fazer você economizar até 30% do uso da banda.

O usuário também poderá monitorar o seu gasto, sabendo o quanto já consumiu em dados ou quais os apps estão drenando sua franquia. Para completar, o recurso Local Scout ajudará você a encontrar pontos Wi-Fi disponíveis ao seu redor.

Câmera com lens apps


A parceria com a Nokia também rendeu um melhor aplicativo de câmera. Inicialmente, ele não parece ter recebido muitas mudanças. Porém, poderá ser aprimorado com o uso de “Lens Apps”, aplicativos terceirizados que personalizam a experiência de fotografar (adicionando filtros ou algum outro recurso, por exemplo). As fotos tiradas são organizadas de acordo com o app utilizado e serão editáveis.



Investimento no Windows Phone como ferramenta de trabalho


Windows Phone 8 ganhou mais recursos para atividades profissionais (Foto: Divulgação)

A Microsoft quer atrair o mercado corporativo com o Windows Phone 8. Ele virá com gerenciamento de dispositivos, que permitirá uma melhor distribuição e compartilhamento de tarefas e documentos de trabalho. Para reforçar a segurança, além de sistemas contra phishing e sites maliciosos no IE 10, o Windows Phone permitirá a encriptação de aparelhos e trará o recurso Secure Boot, que o deixa protegido contra malware mesmo enquanto o smartphone está sendo ligado.
Além disso, haverá aplicativos Office baseados na versão 2013 para PCs. As empresas interessadas poderão ainda usar um “Marketplace” particular para distribuição de aplicativos.



Novos jogos e aplicativos


A Microsoft revelou que lançará ainda esse ano versões de Word With Friends e Draw Something, dois games da Zynga que já fazem bastante sucesso no Android e iOS. Halo, Skrym e Assassin’s Creed são outros grandes nomes que deverão chegar ao Windows Phone com suporte à Xbox Live.


Atualizações em um período de 18 meses no mínimo


Todos os aparelhos com Windows Phone 8 receberão atualizações por um período de, pelo menos, 18 meses. O update ocorrerá “pelo ar” com o uso da internet, sem a necessidade de conectar o smartphone ao PC.

Para quem ficou empolgado com as novidades, a recomendação é esperar até o fim do ano para comprar o seu Windows Phone, já que os aparelhos mais antigos não receberão esses recursos.

por Guilherme Neto.

Fonte: techtudo.com





0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Scooby Doo jogos